O outro

Mania humana: enxergar no outro o diferente. Exercer nele todo tipo de discórdia. E julgá-lo moralmente sem despir-se da própria moral. Ignorar suas qualidades, somente pelos seus defeitos. Fazer dele escravo do mundo. Ser-lhe indiferente. Encará-lo como pedra: o concreto que ergue "estranhas catedrais". E buscar em Deus legitimidade para isso.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Se minha vida fosse uma gramática...

Quando nasci eu era um ponto de gente. Mas não era um ponto final: era um ponto e ponto. Ponto começa com P, como pessoa. Era um ponto, com P de "pessoa no início da vida". Não me custou virar uma interrogação. Mas veja bem, se no caderno, pra transformar um ponto numa interrogação é necessário acrescentar apenas uma curvinha esquisita logo acima dele, na vida é bem mais complicado: são necessários muitos por quês, comos, quandos, ondes e quems. Os pontos finais das respostas só vieram depois de alguns anos, quando me tornei uma interjeição: ai! nossa! oba! ih! caramba! puxa! epa!... Ai!, que tempo bom, nossa! Tive muitas alegrias dignas de oba!, mas também várias trapalhadas típicas de ih!, sustos de caramba!, lamentos de puxa! e limites: epa! De repente tudo virou reticências. Não reticências quaisquer, mas dessas que os Machados de Assis usam pra deixar a gente na dúvida (Capitu traiu Bentinho, afinal, seu moço?!)... É que reticências aqui também podem se confundir com interrogação. Mas a pergunta dessa vez é outra: tô mais pra "e agora, josé?". Alguém me responde?

2 comentários:

Anônimo disse...

José em pessoa responde: "Agora... casa logo comigo vai!"

Bertolocca disse...

Oi Fezoca,

to adorando esse seu blog, não sabia dos seus dotes literários, li e me apaixonei, parabéns!

bem,queria registrar que adorei a resposta do Zé ali de cima, mas como me chamo Juliana e sou sua prima, não posso responder nessa linha... vou pruma linha mais reticiencica...

agora é assim:
- você continua sendo um ponto, só que um pouquinho maior, mas um ponto no meio dessa mãe linda que é a Terra
- bem, o ponto é a base de todos os pontos:
. - ponto final
? - ponto de interrogação
! - interjeição
; - ponto e vírgula
: - dois pontos
... - reticiências
o ponto pura e simplesmente não quer dizer muito, mas um ponto final é o começo de outra coisa, um ponto e vírgula é uma pausa estratégica... você já reparou que no espanhol o ponto de interrogação vem no começo e no final da frase? por que? e agora josé?

bjocas da Juba