O outro

Mania humana: enxergar no outro o diferente. Exercer nele todo tipo de discórdia. E julgá-lo moralmente sem despir-se da própria moral. Ignorar suas qualidades, somente pelos seus defeitos. Fazer dele escravo do mundo. Ser-lhe indiferente. Encará-lo como pedra: o concreto que ergue "estranhas catedrais". E buscar em Deus legitimidade para isso.

quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Carnaval

Vai passar nesta avenida o samba popular?

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Mercado Negro

No escritório, umas dezessete horas, talvez dezoito. Toca o telefone:
- Boa tarde, Dra. Fernanda?
- Boa tarde.
- Meu nome é Fulana e sou da Fundação Getúlio Vargas, que está abrindo novas turmas de MBA em Direito este ano, inclusive com facilitação de pagamento, parcelando o investimento em trinta vezes. A Sra. estaria interessada em receber as opções de curso por e-mail?
Fiquei pasma: imaginem que a FGV, a despeito de eu nunca ter passado nem pela sua porta nem ter tido contato com qualquer pessoa que trabalhasse ou estudasse naquele lugar, sabe que eu acabei de me formar! E, pior, eles têm o meu número de celular!
Tá, tudo bem que a informação chegou incompleta. Se soubessem que enveredo mais para o crime, não me ofereceriam MBA em business law. Também se soubessem que não tenho o menor interesse em programas de curso de cunho exclusivamente mercadológico e que, pelo contrário, tenho horror a esse tipo de abordagem, não se arriscariam a perder tempo me ligando.
Ainda assim, fica a dúvida: QUEM VENDEU MEUS DADOS?!
Vejam o menu de opções:
1 - Banco Real - quando preenche o contrato de abertura de conta corrente universitária, você informa ao banco a sua previsão de formatura.
2 - Mercure Eventos - empresa de relações públicas que organiza simpósios, palestras e seminários, inclusive na área jurídica, cujos formulários de inscrição pedem a sua formação e, se você ainda estiver na universidade, perguntam em que período da faculdade você está.
3 - Curso Glioche - o curso preparatório para concursos mais barato que existe no Rio de Janeiro. Também pergunta a sua formação e o período da faculdade.
4 - Sueth - empresa organizadora da festa de formatura (seria o cúmulo!).
5 - Um funcionário da UFRJ?
6 - ... Não faltam opções ...
A idiota aqui ainda forneceu o e-mail para receber as informações sobre os cursos. Nem pensou que podia ser vendido também.
Que fazer nesse mundo, viu?!

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

PESQUISA CIENTÍFICA COMPROVA: CORPOS, QUANDO SE SEPARAM, PERDEM A ESSÊNCIA

Dois cientistas da In Love University, no coração do mundo, utilizando-se do método empírico, concluíram que determinados corpos, quando se separam, deixam de ser eles mesmos, perdendo suas principais propriedades.
A pesquisa foi realizada por meio da cisão abrupta de duas substâncias por duas semanas, durante as quais ambas permaneceram praticamente imóveis e apáticas diante dos fenômenos naturais.
A hipótese foi confirmada com a diluição de uma em outra, tal qual inicialmente encontradas, o que possibilitou o retorno das reações químicas decorrentes do contato com a natureza.
- Pode-se dizer que uma, sem a outra, não é uma, nem outra, mas algo sui generis, que não possui função alguma no meio em que se situa, por não reagir a absolutamente nada. - revelou um dos cientistas.
Com a descoberta, muitos acidentes geográfico-físico-climáticos podem ser evitados: se seguirmos a recomendação científica que determina a manutenção dos corpos em fusão, fazendo-os ocupar o mesmo lugar no espaço, as oscilações de temperatura reduzirão drasticamente, devido à constante e intensa troca de calor.
- É nesse viés que estamos trabalhando nossos estudos nessa segunda fase de pesquisa - disseram os pesquisadores.
Fonte: revista L&L cientific love

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Minha epígrafe acadêmica

"Desconfiai do mais trivial, na aparência singelo. E examinai, sobretudo, o que parece habitual. Suplicamos expressamente: não aceiteis o que é de hábito como coisa natural, pois em tempo de desordem sangrenta, de confusão organizada, de arbitrariedade consciente, de humanidade desumanizada, nada deve parecer natural; nada deve parecer impossível de mudar." Haja Brecht para alimentar minhas esperanças...